domingo, 14 de março de 2010

ANDIROBA



City tour incluído no pacote do blog andirobaexiste.com.
MAPA TURÍSTICO E COMERCIAL DE ANDIROBA . POR ANDRÉ DE PAULA 

NOTA DA EDIÇÃO:  Este artigo é, na verdade, um guia prático contendo  informações a respeito de Andiroba/MG.  É uma forma criativa de demonstrar que o lugar realmente existe, mas que está abandonado pela Prefeitura de Esmeraldas há muitas décadas.
Assim, para os que não conhecem o lugar e para responder às indagações, por exemplo, da Mirian (vide comentários), o Blog informa que Andiroba/MG conta com uma população de aproximadamente 2 mil pessoas. Entretanto, em face do crescimento de condomínios, podem-se acrescentar mais umas 500 pessoas, aproximadamente, entre novos residentes e apenas sitiantes de finais de semana.

INFORMAÇÕES BÁSICAS: Andiroba é um Distrito do Município de Esmeraldas/MG. Entretanto, a dificuldade de acesso com a cidade sede, faz com que os Andirobenses procurem os serviços públicos, comércio, empregos, etc., em Sete Lagoas, Contagem (mais especificamente na CEASA) e Belo Horizonte. Dessas cidades, Sete Lagoas é a mais próxima (aprox. 20 Km) e, portanto, é a que mais recebe os Andirobenses.
Portanto, a pergunta que sempre é feita pelos visitantes e que ninguém tem resposta é: Por quê Andiroba não pertence a Sete Lagoas/MG? Bom, vamos ao passeio:
Com a palavra o guia:  Andirobinha. 

- Senhores e Senhoras, sou Andirobinha, o guia que irá mostrar a todos as belezas do lugar. Sejam todos bem-vindos, procurem seus lugares nos assentos do ônibus, respirem fundo, que em breve será dada a partida para o tão esperado city tour pela comunidade de Andiroba que, atualmente, é a mais badalada da Internet, seja  no Google, facebook, Orkut, twitter, MSN,  em sites brasileiros, portugueses, enfim, de todo o mundo.
-Antes da partida são importantes algumas informações sobre a exata localização de Andiroba e as vias de acesso:
Conforme mapa do Google ( vide endereço e link abaixo),  o acesso principal para Andiroba é por intermédio da rodovia BR -040 no trecho que liga Belo Horizonte a Brasília. Vale acrescentar uma informação de que essa rodovia  (040) concorre com a BR 135 no trecho de Bocaiúva a Belo Horizonte, razão de constar os dois nomes no mapa. Mas o que vale para os mineiros é de que se trata da BR 040.  http://maps.google.com.br/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-BR&geocode=&q=ANDIROBA%2FMG&sll=-14.179186,-50.449219&sspn=86.824927,186.152344&ie=UTF8&hq=&hnear=Andiroba+-+MG&ll=-19.656329,-44.208298&spn=0.045507,0.090895&z=14
Pois bem. No Km 492 da BR, entre Belo Horizonte e Sete Lagoas, há um entroncamento com uma estrada sem pavimentação (de terra) e sem conservação (descaso da prefeitura).  Por fim, melhor situando, para aqueles que saem de Belo Horizonte, sentido Sete Lagoas, deve-se fazer o 2º. Retorno após o Thermas Internacional,  observando-se a placa indicativa, como na foto abaixo.










Desse entroncamento até o Distrito são aproximadamente 05 km. Embora haja algumas encruzilhadas, a estrada que liga a BR 040 a Andiroba é a mais larga, portanto, não há o risco de desviar-se da rota.
Chegando à parte central do Distrito, que é o único lugar com pavimentação de asfalto, avista-se à direita o posto de saúde que, como já mencionado no primeiro artigo deste blog, recebe a visita de um médico apenas uma vez por semana (sexta-feira). Entretanto, o posto fica aberto todos os dias sob os cuidados da atendente Simone e do Mauricio da Ambulância.
Mais a frente, à esquerda, encontra-se o Bar do Sérgio e o ponto final do ônibus (lotação) que faz o percurso entre  Andiroba e Belo Horizonte (linha 6577).  
Portanto,  o Bar do Sérgio é parada obrigatória, não só para os passageiros dos ônibus, mas de todos os sitiantes que desejam abastecer as geladeiras e dos que  querem beber e comer algo,  visto que ali somente as bebidas destiladas não são geladas, embora a pinga da roça seja armazenada num filtro de cerâmica, permanecendo sempre fresquinha.  O resto: água, refrigerantes, sucos e cervejas, estão sempre na temperatura ideal.  É, sem dúvida, o lugar certo  para o primeiro  contato com o jeito hospitaleiro do povo de Andiroba.
 
Seguindo, no mesmo lado, encontra-se a Igreja Católica, símbolo do título deste blog e cartão postal de Andiroba. Trata-se de uma construção centenária, muito simples, mas muito bonita e aconchegante. Entretanto, por falta de recursos para manter uma secretaria, somente é aberta nos dias de celebrações.
Primeira parada para fotos e informações:                                                                                                                    

O pároco atual é o Pe. Flávio Ramos. A Igreja é de Santa Ana, padroeira do lugar, e a paróquia é a de São Paulo Apóstolo, situada no Distrito de Tijuco. As missas são quinzenais, normalmente nos  1º e 3º sábados do mês.
É importante ressaltar que a Igreja, embora considerada um marco e um cartão postal do lugar, não tem recursos externos para manutenção e recuperação.  
Assim, todas as obras até então realizadas, como pinturas, substituição de toda a rede elétrica, incluindo-se as luminárias, etc., são realizadas com recursos oriundos da boa vontade dos católicos da comunidade.
Neste ano, o Pe. Flávio reconstituiu, com alterações de funções, o Conselho Pastoral Comunitário  (CPC), que havia renunciado há três anos. Na liderança da Leninha, o atual CPC, tem demonstrado interesse em não deixar a obra perecer e, também, de reestruturá-la, conclamando sempre os fiéis a participarem dessa empreitada.
Por fim, vale ainda, a título de informações, deixar registrado, que tanto o pároco quanto os membros do CPC são avessos às campanhas, que praticamente obrigam as pessoas a doarem dinheiro para a Igreja. Os membros do CPC e os festeiros preferem trabalhar em barracas, promover bailes, rifas e, acima de tudo, conscientizar as pessoas sobre a necessidade de recuperar e manter uma obra tão importante para a comunidade.
Nesse sentido, o atual CPC tem divulgado mensalmente um pequeno informativo (mini jornal) denominado “ O Conselho” com o intuito de, além de levar mensagens cristãs aos leitores, conclamar a todos sobre a necessidade de uma maior participação da comunidade na Igreja.
Os exemplares desse informativo estão disponíveis no Blog, é só clicar em O Conselho. Infelizmente, por questão técnica do Blogger, o informativo não é igual ao impresso.







- Ao lado da Igreja, no pátio, estão as construções que servem para promoção de barraquinhas pelos festeiros e para o mês de Maria (maio), bem como para encontro das crianças da catequese e do jovens.
-Em frente estão o salão dos Vicentinos de Andiroba (Sociedade São Vicente de Paulo) e o velório.
-Adiante se avista o Centro Comunitário, o posto dos correios e o depósito de  material de construções Paixão, de propriedade do Carlinhos, vereador (vide artigo anterior) e de sua esposa,  Mirian.

Vale ressaltar que se trata de um depósito completo, onde o construtor encontra de tudo para sua obra, com vários convenientes, por exemplo: preços compatíveis ou mais baratos que os praticados em Belo Horizonte ou Sete lagoas; entrega do material na obra, independentemente da quantidade; convênios com cartões de créditos e de débitos; outras formas de pagamento facilmente combinadas com os proprietários ou com o gerente, Cláudio França.

Mais a frente está a Escola Estadual Antônio Nazário, símbolo de orgulho e, também, de indignidade da comunidade. Mais uma parada para informações.


-Todos estão curiosos em saber o motivo que leva uma comunidade a indignar-se com uma escola, embora tenha, também, orgulho. Pois bem:
  Orgulho por contar com a dedicação incondicional da diretoria, da secretaria, dos ajudantes de serviços e dos professores.
Indignação por presenciar, todos os dias, o esforço que  a diretora e os professores da escola fazem para chegar ao trabalho, uma vez que todos residem fora (a maioria em Sete Lagoas) e não contam com transporte regular. Assim, pasmem todos, em pleno século XXI, numa localidade situada ao lado da terceira capital do país, na região mais próspera do Brasil, os professores têm que caminhar  todo o percurso que liga Andiroba à BR 040 (05 Km) debaixo de sol ou de chuva.  
 Orgulho por, com a dedicação desses profissionais, possuir um ensino fundamental (1ª. A 8ª. Série) para as crianças.
Indignidade, por, como muito bem colocado pela Cleide (vide comentários) seguidora do blog e moradora de Andiroba,  não possuir o ensino secundário (1ª. A 3ª. Série) para os jovens, bem como qualquer série, seja do ensino fundamental ou secundário, para os adultos que desejam retomar os estudos.
Assim, os jovens e adultos de Andiroba dependem de um ônibus escolar para levá-los à comunidade mais próxima (aprox. 10 Km), saindo às 17:30 horas e retornando por volta de meia-noite. Isso se não chover ou o ônibus não quebrar.


 TODOS A BORDO!

A estrada à frente liga Andiroba à comunidade Vale do Bom Jesus (ex-macacos). Antes, porém, está situado o local denominado de “moinho”( ou “muim”), onde se encontra a cachoeira (lajinha), no sítio do Totonho, aberta ao público mediante uma taxa simbólica.


Retornando da Escola até à praça, após o centro comunitário, do mesmo lado da rua, encontra-se a  Casa de Ração Andiroba, do Zé Carlos , especializada na venda  de rações, adubos, ferramentas agrícolas, utensílios para sítios, telas e sementes.



Ao lado, o supermercado Andiroba, de propriedade da Meire, encontra-se de tudo para a despensa e com preços imbatíveis. É o local de compras e de bate-papo. Alíás, por falar em um bom papo, vale a pena escutar as histórias de pescaria da proprietária, Meire, bem como solicitar instruções sobre a arte/esporte de pescar.


Seguindo em frente avista-se a Igreja Batista de Andiroba, presidida pelo Pastor Sebastião, cujos cultos são celebrados às terça-feira e sábado às 19:30 h e aos domingos às 19:00h.

Virando à direita,  a poucos metros fica a Mercearia Santa Edwiges, administrada pelo Flávio e família. (a filha, Flavinha, é seguidora do Blog). Embora o nome de fantasia referir-se a uma Mercearia, trata-se, na verdade, de um supermercado muito bem equipado, com gôndolas separadas por seções, freezer, geladeiras, congeladores, etc. Tudo isso aliado à conveniência de entrega em domicílio e recebimento por meio de  cartões de crédito.
Seguindo na mesma rua, tem-se a lanchonete do Afrânio e da Ana  onde são servidos deliciosos petiscos, salgados e doces feitos com muito carinho pelas mãos da Ana.
Um pouco mais a frente  encontra-se a Igreja   Deus é Amor, com cultos todas as noites presididos pelos Pastores Hilton e Nilson.
 
Retornando à praça, passando em frente ao supermercado da Meire e a casa de rações do Zé Carlos, dobra-se à esquerda onde se inicia  a Avenida Esmeraldas.
Um pouco à frente está a Casa de Carnes França, de propriedade do Cláudio e da Joziane, pais da Ivyni (comentarista do blog) e da Ana Júlia. Ali o Andirobense, o sitiante e o visitante, encontram carnes frescas, de boi e de porco, lingüiça caseira e frangos, que, além da qualidade e da gentileza no atendimento, têm preços bem mais baratos do  que os praticados em Belo Horizonte ou Sete Lagoas.

 No mesmo conjunto, há o Bar e Lanchonete da Marilda e do Wellington, onde se pode comer um delicioso sanduiche ou salgados, tudo feito na hora, acompanhados de refrigerantes ou cervejas sempre gelados.  É o ponto de encontro dos andirobenses, sitiantes e visitantes.
Na loja seguinte, do mesmo conjunto, está   a inigualável cantina da Tia Lia.  É parada obrigatória dos caminhoneiros e de todos que querem saborear uma legítima comida mineira. Legítima porque não tem sofisticação e nem temperos industrializados. Tudo é preparado artesanalmente pelo casal, Lia e França, com ajuda dos filhos, netas e genro.

. No fogão a lenha tradicional, as cozinheiras trabalham junto com os clientes, na varanda, e o bate papo à moda mineira faz com que o momento do almoço torne-se agradável e aconchegante. No final, o cliente (amigo) é quem diz o que consumiu para pagar.
Assim, enquanto o Bar da Marilda e do Wellington, é o  point  de Andiroba à noite(  agora recheado com o churrasquinho no espeto e na brasa preparado pelo Cláudio), a Cantina da Tia Lia é ponto de encontro no horário do almoço.
É ali também que um grupo de pessoas que gostam de cavalos e de cavalgadas se encontra. Esse grupo, denominado “Amigos a Cavalo”, é capitaneado pelo Geraldo França.
Descendo pela  avenida, do lado direito avista-se a Igreja Evangélica Vida Nova, dirigida pelo Pastor Vicente. Trata-se de uma obra simples, mas bem projetada e muito aconchegante.
Mais à frente, à esquerda,  está o bar avenida, do Rômulo e da Eduarda. Tudo do bom e do melhor: bebidas, tira-gostos deliciosos (peixe, Pé-de-porco, carne de panela, etc.), tudo acrescido da inigualável receptividade do casal.
 Um pouco mais abaixo, tem-se o bar do Hamilton, que também serve uma boa pinga da roça, cerveja gelada e tira gosto feito com o carinho de sua esposa, a Alcione. É um bar da família instalado, por enquanto, no aconchego da varanda da cozinha da casa.
Do outro lado da Avenida está o açougue do Jaime (bigode). Ali é o lugar preferido por muitos para, enquanto espera o Jaime promover aquela limpeza minuciosa na carne escolhida, bater um bom papo e, ás vezes, tomar uma boa pinga que o bigode esconde nos fundos do açougue. Além disso, a carne de boi e de porco é sempre fresca, e a lingüiça caseira tem o tempero acertado. Entretanto, isso tudo, somado à simpatia do proprietário, somente são encontrados aos finais de semana.
 
 Infelizmente está chegando o fim do passeio. Mas, certamente o visitante irá levar uma boa lembrança desta última parada. É que, um pouco mais adiante, a parada será na Mercearia Rumar, de propriedade do Wellington e da Karla (+ a Maria Fernanda).

Trata-se de uma mercearia que mantém o estilo da “venda” tão comum nas cidades do interior do Brasil,  onde há um balcão que separa o freguês do atendente. Ou seja, não é o cliente que pega o produto, mas entrega a lista de compras ou pede o que deseja e tudo é pesado, embalado e colocado em cima do balcão. Outra característica da mercearia do Welington que tem semelhança com as mercearias do interior é a diversidade de produtos à venda, ou seja, encontram-se praticamente tudo o que uma casa necessita. 

Ao lado da mercearia há o Cartório de Registro Civil e de Notas, cujo titular é  o próprio Wellington.
A simpatia e a hospitalidade da família do Ito são inigualáveis.   O Ito foi vereador, representante de Andiroba, por 03 (três) mandatos. Aí o visitante já deve estar pensando: ora, então vamos parar para conhecer um político? 
Sim. Vai-se conhecer o que todos esperam dos políticos brasileiros: honestidade, personalidade, humildade, amor à causa pública e ao próximo.  Quando o Ito foi vereador, do final da década de 1970 até início da década de 1990, os vencimentos dos parlamentares municipais eram praticamente simbólicos, muito diferente dos vultosos salários atuais. Era época de fidelidade partidária, mas todos (ou a maioria) eram colegas e, como o Ito gosta sempre de enfatizar, os opositores aliavam-se quando o assunto envolvia o bem comum. Nesse sentido, vale citar, como exemplo, um fato ocorrido no final da década de 1970, em que o Ito,  embora sendo do partido da oposição ao prefeito Adilson Campolina,  apoiou, a pedido do prefeito, o Deputado Lúcio de Souza, também de política contrária, para conseguir a energia elétrica para Andiroba.
Resumindo, eis o pensamento do Ito a respeito da política atual:
“O que está faltando aos políticos do mundo atual é sinceridade, honestidade e amor ao serviço público. Ao invés disso, parece que todos querem somente participar de maracutaias e enriquecer. Desse jeito, a política  está espantando os homens sérios.”
Obrigado a todos e até breve.
Éder Ângelo Braga
NOTA FINAL: As fotos acima foram tiradas, propositalmente, com o mínimo de pessoas para não ensejar possíveis reclamações no que se refere à invasão de privacidade. Entretanto, num próximo artigo, em que será mostrado o Campo de Futebol e o Bar do Edilson, em dia de jogo, o leitor poderá conhecer uma boa parte dos moradores de Andiroba.