quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

RELATÓRIO DA REUNIÃO DA AMA COM PREFEITO DE ESMERALDAS/MG





RELATÓRIO SIMPLIFICADO ACERCA DOS ASSUNTOS TRATADOS ENTRE INTEGRANTES DA AMA E O PREFEITO DE ESMERALDAS, SR. GLACIALDO DE SOUZA, NA REUNIÃO REALIZADA NO DIA 19/02/2012, DE 14:00 AS 15:30 HORAS
                Iniciando a reunião, o Sr. Prefeito, informou que  preza muito pela organização e que ficou  feliz em ver que há, no Município de Esmeraldas,  pessoas integradas de forma organizada para lutar em prol do bem comum, como é o caso da AMA-ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DE ANDIROBA. Disse, ainda, que há no Município, aproximadamente 100 comunidades e que a AMA é a primeira a apresentar-se com propostas de parceria e cobranças em nome da comunidade.
         Em seguida o Sr. Prefeito expôs as dificuldades que sua administração encontrou e que, até o momento, ainda não foram levantados todos os problemas financeiros deixados pela administração anterior. Relatou, dentre outros, os seguintes problemas que estão sendo enfrentados nesses primeiros 50 dias de governo, que motivaram a decretação do Estado de Emergência no Município, por meio do decreto Nº 29/2013:
Ø  Dívidas de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais).
Ø Salários dos médicos atrasados desde Outubro de 2012.
Ø Saldo dos cofres públicos zerados
Ø Dívida com o INSS no importe de R$4.500.000,00 (quatro milhões e quinhentos mil reais), referentes às contribuições previdenciárias descontadas dos funcionários e não repassadas á Receita Federal do Brasil.
Ø Dívida com INSS impede o recebimento de dinheiro do Governo Federal.
Ø Não foi deixado dinheiro para transporte e merenda escolar.
Ø Ambulâncias sucateadas, ressalvando-se que a de Andiroba está funcionando graças aos cuidados da Comunidade de Andiroba, incluindo-se o motorista Maurício e
Ø Caminhões e Patrols (Patrolas) quebrados.

Mesmo diante de tais problemas, o Sr. Prefeito fez questão de frisar que tem esperanças de fazer uma boa administração, uma vez que o Município de Esmeraldas possui uma riqueza incalculável que é o POVO.
Dada à palavra à AMA, o Sr. Prefeito recebeu em mãos o OFÍCIO Nº 01/2013, contendo diversas reivindicações da Comunidade, dando o seu recebimento na 2ª via à disposição dos interessados. Em seguida, servindo-se do referido ofício como pauta, a AMA expôs ao Sr. Prefeito os principais problemas por que passa Andiroba, quais sejam:
SAÚDE- Desde o resultado das eleições passadas que não há médico no Posto de Saúde do distrito. Que nunca houve atendimento médico especializado (pediatria e ginecologia, por exemplo). Que o consultório odontológico está parado há anos.
EDUCAÇÃO- O pré-escolar funciona de forma precária em imóvel não adaptado para fornecer conforto e ensino adequado às crianças. Não há ensino de 2º grau e nem educação para adultos na Escola Estadual. O prédio da Escola Estadual precisa de reformas urgentes.
SEGURANÇA- Falta policiamento ostensivo e posto policial. Há ruas sem iluminação pública.
RUAS E ESTRADAS- As ruas do distrito que não são calçadas estão intransitáveis. Há vários locais no calçamento que estão sendo degradados pelas chuvas. O mato tomou conta de todas as ruas e estradas.  As estradas somente estão transitáveis em face de disponibilização de empresários em fornecer máquina particular para reparo provisório.
ESPORTE E LAZER- O único espaço para a prática de esportes no distrito é um campo de futebol em área cedida à comunidade por particular, mas que não possui nenhuma estrutura, tais como: gramado, alambrado, arquibancadas, iluminação, quadras e vestuário adequado.
Diante de tais informações, o Sr. Prefeito, sensibilizou-se com a situação do distrito, embora não seja muito diferente de outras comunidades por ele visitadas, e prontificou-se a encaminhar todos os pedidos aos secretários de governo, encarecendo respostas urgentes de seus auxiliares.  Quanto à falta de iluminação em algumas ruas, o Sr. Prefeito solicitou à AMA um levantamento minucioso contendo os nomes das ruas, bem como as extensões que estão sem iluminação, pois é bem possível que possam ser incluídas num projeto da Prefeitura, utilizando-se de um fundo destinado somente para esse fim.
Para finalizar, o Sr. Prefeito firmou compromisso com a AMA-Associação dos Moradores de Andiroba, de que não medirá esforços para, até o final de deste mandato,  asfaltar a estrada que liga Andiroba à BR 040. Tal compromisso foi firmado com ênfase de otimismo por parte do Sr. Prefeito, que informou ter em mente parcerias importantes para viabilizar a concretização desse projeto.