sábado, 31 de agosto de 2013

AMA- ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DE ANDIROBA- AGRADECE, A ATENÇÃO, MAS EXIGE OBRAS EFICAZES À SECRETARIA DE OBRAS DE ESMERALDAS

RESPOSTA DA AMA AO SECRETÁRIO DE OBRAS (EMAIL ENVIADO EM 30/08/2013)

Sr. Sílvio Lúcio dos Santos, Secretário Municipal de Obras, Transportes e Trânsito de Esmeraldas/MG.
Primeiramente agradecemos a manifestação de elogio em relação a AMA. Realmente, trata-se de uma equipe de voluntários, sem nenhuma aspiração política, que está procurando meios para que a comunidade de Andiroba seja respeitada.
Agradecemos também pela consideração em dar notícias a respeito de nossas reivindicações.
Concordamos plenamente com o fato  de que as omissões do Município de Esmeraldas para com a comunidade centenária de Andiroba, com relação aos serviços públicos essenciais , são históricas.
Entretanto, temos a esperança de que isso mudou, razão pela qual, a AMA tem tido  paciência, sujeitando-se, inclusive, a ataques de alguns moradores (ou sitiantes ou pretensos candidatos à política, etc.).
Entretanto, V.Sa. há de convir, que  há casos de emergência, em que o Município tem a obrigação de intervir de forma plena e eficaz, sob pena de causar danos irreparáveis aos cidadãos.
Como primeiro exemplo, citamos a questão de atendimento médico, que, de forma eficaz, foi resolvida pelo Sr. Prefeito e pelo Secretário da Saúde, Marcílio Alves dos Santos. Embora longe do ideal, temos o atendimento médico uma vez por semana.
Como segundo exemplo, citamos a estrada que liga Andiroba à BR 040. Trata-se de questão emergencial, pois já está quase impossível o trânsito em alguns trechos, mesmo depois da operação tapa buracos realizada por essa secretaria, em meados deste mês.
A terra colocada nos buracos (resíduo de areieiro), transformou-se em um monte de poeira fina, descobrindo todos os buracos e atormentando a vida de todos que ali transitam diariamente, principalmente de quem depende do transporte público.
Mas, o pior ainda está por vir, pois se chover um pouco mais forte por alguns minutos, a amontoado de poeira irá se transformar num lamaçal nunca antes visto naquela estrada. Com isso, a comunidade de Andiroba ficará isolada e, como consequência:
1. Os ônibus coletivos deixarão seus passageiros na BR 040, obrigando-os a andar a pé na lama por mais de 4 Km.
2. Os trabalhadores perderão dia (s) de trabalho em função da falta de transporte coletivo ou de impossibilidade de transitar com seus veículos.
2. Os ônibus escolares não transitarão e nossas crianças e jovens não terão o direito de estudar.
3. A ambulância não poderá transportar os doentes, podendo, em caso grave, ocorrer óbito.
4. Os caminhoneiros, vendedores, representantes  comerciais deixarão de trabalhar, etc.
Enfim, trata-se de questão gravíssima e, dependendo do prazo para a Construtora ser contratada e iniciar as obras, todos esses danos serão causados e a responsabilidade será da Prefeitura de Esmeraldas.
Portanto, Sr. Secretário, vale a pena investir o mínimo nos trechos problemáticos, antes da intervenção da construtora a ser contratada, pavimentando-os com  cascalho ou escória de siderurgia ou pedras, etc. de modo a evitar tantos transtornos à população de Andiroba, que, embora paciente até o momento, lutará com todas as suas forças para denunciar possível descaso com situação de tamanha importância.
Mais uma vez, agradecemos o espaço que tem dado à AMA e esperamos manter parceria saudável com essa administração, cujo discurso é que o cidadão irá crescer junto com a cidade.
Saudações.
Leninha, Éder e Juliana.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

RESPOSTA DA SECRETARIA DE OBRAS AOS 

REQUERIMENTOS DA AMA-ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DE ANDIROBA



(AMANHÃ POSTAREI A RESPOSTA DA AMA ENVIDADA HOJE 

À SECRETARIA, POR  EMAIL).



Esmeraldas, 28 de Agosto de 2013


De: Silvio Lucio dos Santos – Secretário Municipal de Obras, Transporte e Trânsito
Para: AMA Associação dos Moradores de Andiroba.
A/C: Éder, Leninha e Juliana.

Prezados Senhores,

Gostaríamos de parabeniza-los pela organização e pelos serviços prestados à População de Andiroba. Em atenção ao Requerimento enviado à Secretaria de Obras, vimos por meio deste, prestar-lhes esclarecimentos quanto às solicitações enviadas.

- Reparo e manutenção da estrada que liga Andiroba à BR 040: Estamos aguardando assinatura do contato da empresa especializada em recuperação de estradas não pavimentadas do Município de Esmeraldas. 

- Redutores de Velocidade: Estamos aguardando contratação de empresa para fornecimento e aplicação de massa asfáltica.

- Reparos no calçamento: A Prefeitura manifesta o interesse em firmar parceria com a AMA, para os reparos no calçamento, fornecendo a mão de obra necessária. Para tanto, encaminhamos seu pedido a Procuradoria Geral do Município, para apreciação e direcionamento das medidas a serem tomadas. Pedimos que a AMA aguarde contato da Procuradoria e assim darmos início aos reparos.

- Capina, Poda de Arbustos e Limpeza das Ruas: Reconhecemos a necessidade destes serviços e informamos que a falta de manutenção ocorreu devido a grande demanda desta secretária e falta de mão de obra. Informamos também, que na 1ª semana de Setembro, estaremos no Bairro prestando os serviços solicitados.

Os problemas narrados no Distrito de Andiroba provêm de demandas histórias, bem como acontece em outras regiões de Esmeraldas. Pedimos um pouco mais de paciência e colaboração da população, pois a atual gestão vem trabalhando dia e noite para solucionar esses problemas, trazendo mais conforto e segurança para a População.
Sem mais para o momento e nos colocando a disposição para maiores esclarecimentos, caso necessário.

Atenciosamente,

Silvio Lúcio dos Santos
Secretário Municipal de Obras, Transporte e Trânsito