quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

ANDIROBA EXISTE E MERECE RESPEITO


Caríssimos amigos e amigas:
Muito embora esteja localizada a menos de 50 km de Belo Horizonte, a maioria de vocês nunca ouviu falar do Distrito de Andiroba.
Trata-se de uma comunidade (distrito) pertencente ao Município de Esmeraldas/MG, cujo acesso principal é feito pela rodovia-BR 040, sentido Sete Lagoas/MG (Brasília) e um pequeno trecho de estrada sem pavimentação (de terra) de aproximadamente 05 km.
Este blog foi criado  para  divulgar a beleza do lugar, a qualidade dos habitantes, bem como para denunciar o descaso das autoridades, sejam do executivo, do legislativo, do judiciário e das polícias civil e militar.
Neste primeiro artigo, vou tentar dar uma idéia geral sobre a localização de Andiroba, como chegar lá, quem são os seus habitantes, quais são as suas belezas naturais e, em breves linhas, tentar demonstrar a falta de respeito com que é tratada pelas autoridades do município e do Estado de Minas Gerais.
 Pois bem,  Andiroba fica há apenas 18 km da cidade de Esmeraldas. Entretanto a estrada não é pavimentada e, na maior parte do ano, é muito mal cuidada (exceto em ano de eleições municipais). Se não quiser passar por esta estrada, o morador de Andiroba deve fazer o contorno pela BR 040, sentido Belo Horizonte e na altura do Bairro Veneza, em Ribeirão das Neves,  pegar a MG 432. Não sei ao certo qual a distância por este caminho, mas acho que deve ser aproximadamente 35 km. 
Os acessos a Sete Lagoas (aprox. 20 km) e a Belo Horizonte são pela rodovia BR-040 (duplicada), de pelos 05 km de estrada de terra.
O distrito é servido por três  03 linhas de ônibus com destinos para Esmeraldas, Sete Lagoas e Belo Horizonte. Para Esmeraldas há apenas um horário, ida e volta,  uma vez por semana. Para Sete Lagoas  o ônibus da linha Contagem/Sete Lagoas, entra em Andiroba diariamente, tanto na ida como na volta. Por fim, para Belo Horizonte, há cinco horários diários, ida e volta.
Vê-se, portanto, que Sete Lagoas e Belo Horizonte são as cidades em que a população de Andiroba tem  melhores condições de acesso, enquanto que a cidade sede,  Esmeraldas, onde são resolvidos  problemas ligados a registro de escrituras de imóveis , pagamentos de impostos municipais, emplacamento e licenciamento de veículos e questões relacionadas a processos  na justiça comum, o contribuinte se obrigado a pagar um táxi se não puder esperar o ônibus semanal.
É um distrito centenário e os habitantes que ali nasceram ainda são os predominantes, embora haja atualmente, grande número de pessoas de fora e sitiantes que ali escolheram para descansar em finais de semana. O comércio local tem uma boa estrutura e conta com padaria,  bares, lanchonete, açougues, depósito de material de construção, supermercados e um restaurante. Já os serviços públicos  restringem-se a uma escola estadual  de ensino fundamental, uma escola municipal de ensino pré-escolar , um posto de saúde que conta com uma servidora diariamente e médico uma vez por semana e um cartório de notas. O policiamento preventivo, na falta de um posto policial, é realizado pela polícia militar de Esmeraldas e de Ribeirão das Neves. No campo da religiosidade, há uma Igreja católica, de construção centenária, e quatro evangélicas.
Por sua natureza bela e exuberante, Andiroba é bastante procurada por interessados em adquirir um sítio de lazer, sendo, também, passagem de motoqueiros e jipeiros em busca das trilhas peculiares da região.
Por fim, a população é acolhedora e pacífica, formando uma grande família. Aliás, o termo grande família não é apenas uma figura de linguagem, visto que realmente há uma ligação de parentesco entre a maioria das pessoas que ali nasceram.
Por fim, talvez por ser habitada por um povo  bom, ordeiro e pacífico, é que as autoridades do município de Esmeraldas, sejam as que estão atualmente no poder, como todas as que ali estiveram nas últimas duas décadas, não se preocupam com as estradas, com mais horários de ônibus, com a assistência médica e odontológica, com o ensino regular de segundo grau, etc.
Entretanto, ao que tudo indica, esse sossego inerte da Municipalidade está com os dias contados. É que a nova diretoria da AMA (Associação dos moradores de Andiroba), eleita para o biênio 2010/2011, já está trabalhando antes mesmo da posse, como pude observar no domingo passado (dia 06/11/2009), quando, indignados com o estado precário da estrada que liga o distrito à BR-040, estava de prancheta e filmadora nas mãos, colhendo assinaturas em abaixo-assinado e filmando os carros serem arrastados por trator, de propriedade privada, para atravessarem o lamaçal causado pelas chuvas e pela falta de manutenção da estrada.
Bem, para começar está bom (razoável?). Espero ajuda de todos os interessados, enviando opiniões, mensagens, fotos, denúncias, críticas...Éder Ângelo Braga - aos 06/01/2010- às 17:12                                                                                                                                                                     COMENTE AQUI

23 comentários:

André Braga disse...

Muito bom o texto.

Realmente percebemos o descaso que há com essa comunidade tão bela e cheia de potenciais por parte das autoridades públicas.

Espero que com esse blog, e com a futura divulgação do mesmo junto à comunidade, inclusive os sitiantes, possamos contruir uma comunidade melhor para se viver.

Um grande abraço!

Adriano disse...

Gostaria primeiramente de parabenizar o Sr. Eder Braga pelo texto, esclarecendo de forma concisa a real situacao do distrito Andiroba.
Em segundo lugar, venho por meio deste para agregar forcas, pois conheco Andiroba e vejo que o distrito merece mais atencao. As autoridades devem cumprir seus direitos e principalmente seus deveres, nao so com o distrito, mas sim com toda a regiao que sao de sua responsabilidade. Se o trabalho for feito com seriedade, dignidade e principalmente como ja foi dito, responsabilidade, o distrito podera sim ter mais presente seus direitos que estao expressos na constituicao.

Grande Abraco

Anônimo disse...

Em primeiro lugar saúde e paz. Éder ficou muito bom este primeiro artigo situando esta comunidade e, dando dicas sobre o desleixo das autoridades em relação a este distrito. Deus lhe abençoe...Pe. Flávio

Éder Braga disse...

Agradeço a participação do André, do Adriano e do Padre Flávio e digo-lhes que suas intervenções me acalentam e me dão forças para não deixar este BLOG naufragar. Vamos em frente e aguradem que daqui a pouco vem histórias e receitas de Andiroba. Vamos também, todos nós, mandar uma mensagem para os poderes constiuídos de Esmeraldas? Vamos, pois, atrás dos sites. Abs.

Anônimo disse...

Estou muito feliz em poder divulgar a nossa querida comunidade de Andiroba. Todos vão adorar descobrir, conhecer e partilhar conosco as maravilhas do lugar, incluindo-se as belezas naturais e o povo acolhedor. Juliana

Anônimo disse...

Eder, esta é uma iniciativa louvável . Prova a sua capacidade de sentir esta cidade que tem trazido , a você, a sua família e àqueles que têm o privilégios de conviver com vocês neste recanto , tantos momentos de lazer e paz. Parabéns, siga em frente ! Tmpaixão

Bárbara disse...

Adorei o texto, descreveu bem a real situação de Andiroba, uma cidade que merece todo o respeito e dignidade perante os seus moradores, que carecem e necessitam de cuidados, seja eles médicos, juridicos,educação, lazer, enfim, pois todos englobam nào só uma questão de política mas principalmente de saúde. Bju a todos...
Pozinha...(Bárbara)

Unknown disse...

ficou muito bom a gora quem sabe alguem acorde e pelo menos faza algulma coisa por nos

maria auxiliadora disse...

Faz tempo que conheci Andiroba, ainda nen tinha agua encanada em varios lugares.Lá tambem conheci pessoas legais, inclusive uma senhorinha benzedeira muito simples e simpática.Agora voltei e notei muitas mudanças, pra melhor.É um lugar muito lindo,aonde a natureza ainda é SENHORA DE SI.abraços Dôra

Elaine e Amilton disse...

OOOOiiiii Éder e Ju

Gostei muito de ter podido conhecer Andiroba e saber que existe pessoas tão especiais como vocês, que se preocupam com o bem estar de pessoas tão carentes e esquecidas pelos governantes que tem condições e deveriam fazer alguma coisa por eles. Acho muio legal a iniciativa de vcs, por fazer e não ficar só reclamando dos políticos. Vivemos num mundo muito materialista de pessoas egoístas. Atitudes como a de vcs fazem a diferença.

Um grande abraço,

Elaine e Amilton

Unknown disse...

Achei super legal esse espaço que a nossa querida Andiroba acaba de receber,pois esse lugar para mim é conciderado um pedacinho do céu.
Pois aqui nossas crianças são livres, o povo é muito carismático, e levamos uma vida muito saudável pois aqui não existe poluição.
Mas também aqui iremos exigir nossos direitos de cidadãos.
Parabéns!
Leninha Gomes.

Jeane disse...

Éder,
Parabéns pela iniciativa.
Adorei estar com você, Juliana e André em
ANDIROBA, que tem recebido dado e recebido muito de vocês.
Tenho certeza que a sua família não foi parar lá por acaso, bastou ver vocês na comunidade, atuantes e queridos, para concluir isto.
O Natal que passamos juntos, foi maravilhoso, espero repetir outros.
Sucesso, muito sucesso, e, que consigam verbas para aumentarem os trabalhos em prol da comunidade.
Um grande abraço, com carinho,
Jeane.

Anônimo disse...

Eder , meu amigo: estou surpresa com o desenvolvimento do site. De repente temos até um som embalando-nos enquanto navegamos. Adorei, amigo; você é dez. Na oportunidade quero desejar a todos da comunidade de Andiroba um Feliz 2010.Tânia e Concetta

Anônimo disse...

Somente Deus poderá retribuir a mais esta iniciativa de amor e carinho que o Éder teve para com a nossa comunidade. São gestos como esse que fazem a diferença e devolvem a esperança para o povo tão sofrido e esquecido. Parabéns e conte sempre comigo! Um grande abraço...Marcos Eurélio

Anônimo disse...

Prezado Eder,

Você sempre está inovando e começamos o ano de 2010 cheio de novidades no nosso blog. Muito boa as mudanças . Já registrei em meus favoritos o novo endereço. Olha , lindas mensagens . Parabéns. As fãs Concetta e Tânia.

Anônimo disse...

As músicas e o blog está ótimo.

Anônimo disse...

Parabens

Anônimo disse...

Éder, o blog e as músicas é de muito bom gosto. PARABÉNS.
Pe. Flávio

Unknown disse...

ola bom estamos no ano de 2010 comesa o ano e a nossa criança vao para escola os nosso filhos que estudao en melo viana o 1ºeo2ºe 3ºgrau a gente nao susego enquando eles gegam em casa eu acho um abirsurdo eles terem que sair de andiroba as 17:00 e so chegam as 23:00 pareçe que andiroba nao ten escola pra suportar os alunos do1ºe do 2º eo 3º iso e uma vergonha...
pra o estado e todo ano sao amesma coisa.

Éder Braga disse...

Caríssimos amigos e amigas.
Embora um blog tenha sempre que ser reformulado, tudo indica que a partir de agora termos melhores condições de publicar novos artigos realcionados aos propositos do site. Assim, passarei este artigo para a primeira página e ele não receberá, diretamente, comentários. Entretanto, no artigo seguinte os comentários poderão ser sobre qualquer tema. Assim, agradeço a colaboração de todos que nos visitaram, aos que postaram seus comenta´rios e aos seguidores inscritos.
Por fim, solicito que enviem artigos, denúncias, críticas, histórias, receitas, fotos, imagens, vídeos etc.
Vejam, por exemplo, a denúncia feita pela nossa amiga Cleide sobre a questão da falta de escola de 20. grau em Andiroba.
Esta critica, minha amiga Cleide, motivou-me a fazer um artigo especial, com fotos e entrevistas e, se ficar bom, além de postar, enviar cópias para o gabinete do Prefeito, para os secretários municipal e estadual da educação, para o gabinete do Governador, para o Gabineta da Presidência da República e para o Ministério da Educação.
Enquanto preparo este artigo, passarei, talvez amanhã, um conto (com fatos reais), cujo protagonista é o BAIANO. Aguardem e abraços a todos.

Anônimo disse...

Éder, o blog está muito legal. Finalmente consegui enviar um comentário.
Pelo respeito que vocês têm por Andiroba e, principalmente, pelos moradores do local, acho que cabe aqui a seguinte frase de Goethe:
"Os maiores homens que conheci, a cujo olhar nem a terra, nem o céu tinham segredos, eram humildes e sabiam perfeitamente o grau de respeito que cabia a cada criatura".
Andiroba é, realmente, um lugar maravilhoso e vocês contribuem para que melhore cada vez mais. Um forte abraço a todos. IVAN - 9/1/2010

Anônimo disse...

Éder,em 1° lugar gostaria de párabenizá-lo por essa ótima iniciativa de criar esse blog para andiroba.Eu achei o máximo!
Parabéns,que Deus te ilumine!!!
bjos... Iviny

miriam disse...

Ola Éder,tudo bem? Gostaria de saber qual é a populaçao de Andiroba? Obrigada e aguardo sua postagem. Abraço. Miriam